Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIA COMO TENDÊNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NA PRÁTICA ATUAL DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Josinalva Estacio Menezes

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: A inserção das tendências pedagógicas na prática dos professores em ensino de matemática hoje é apontada como importante. Destaca-se a história, dada sua relevância em compreender a evolução do conhecimento na perspectiva sócio-economico-cultural, vinculando a ciência à cultura contemporânea e dentro de uma concepção epistemológica, desvinculada de uma história fragmentada em nomes, datas e anedotas, buscando sempre qualificar o ensino, apoiada numa educação questionadora e consequentemente transformadora. Nesta pesquisa visamos conhecer as concepções de professores de matemática sobre o valor do uso da história no ensino-aprendizagem. Selecionamos dez professores do ensino básico e realizamos uma entrevista semi-estruturada para posterior análise. Os resultados mostraram uma valorização da história no processo ensino-aprendizagem, mas consideram que as circunstâncias que envolvem o contexto do seu trabalho contribuem para não efetivarem a inserção desta tendência em sua prática, o que aponta necessitar mais envolvimento dos professores com sua atualização referente à história.

Palavras Chaves: Matemática. História. Ensino. Tendências.

Texto completo: PDF