Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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O PROCESSO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID EM UMA ESCOLA BILÍNGUE
Daiane Kippper, Livia Bittencourt Gomes

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Neste texto temos por objetivo estudar o processo de aprender e ensinar matemática com alunos surdos, nas Oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola estadual no Rio Grande do Sul. Para isso, analisamos as implicações do decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que remete à formação de professores. O referencial teórico deste estudo apoia-se nos Estudos Surdos. A metodologia consiste nas entrevistas coletivas no formato de Grupo de Discussão (GD), composto por quatro acadêmicos do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e bolsistas do PIBID - UNISC.  Os resultados do estudo apontam que o processo de aprender e ensinar matemática transcendem questões linguísticas, sem isentar a importância do ensino em Libras.  Esse processo engloba práticas pedagógicas que devem suscitar a experiência, permitindo assim a construção de conhecimentos que possibilitem pensar o mundo. No que remete à formação de professores, o PIBID antecipa a experiência em escolas públicas, proporcionando aos acadêmicos o contato com as diferenças e produzindo formas de ser professor.

Palavras Chaves: PIBID. Matemática. Surdos. Formação de Professores.


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