Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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O QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS INDICAM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA?
Edvonete Souza de Alencar

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Esta comunicação cientifica apresenta um estudo que analisou relatórios das avaliações externas da Prova Brasil e Saresp , com o objetivo de identificar quais os conteúdos  que obtiveram proficiência com baixo índice de acerto e indicar quais assuntos necessitam serem abordados nas formações iniciais e continuadas. Elaboramos um quadro comparativo contendo descritores e habilidades de cada avaliação, realizamos um comparativo entre os dados e relacionamos as pesquisas que nos embasam sobre a formação docente. Demonstramos ainda breve descrição das avaliações externas analisadas. Entre os autores utilizados citamos:  Shulman; Ball , Thames e Phelps ; Ma ;  Tardif. Como considerações finais percebemos que os dados das avaliações externas devem ser utilizadas  nas formações iniciais e continuadas, principalmente os conteúdos indicados em que os discentes demonstram maiores dificuldades. Neste estudo apontamos fator significativo para que nas formações seja desenvolvido o conhecimento especializado do conteúdo, citado na pesquisa de Ball , Thames e Phelps.

 

Palavras Chaves: avaliações externas, anos iniciais, Educação Matemática


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