Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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VAMOS FALAR DE CIDADANIA? – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO – A MONTAGEM DO GRÊMIO ESTUDANTIL.
Bruno César Câmara, Danielle Loureiro Roges

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


RESUMO: O ensino de Estatística faz parte da Educação Básica. Pensa-se que, para uma analise crítica da realidade do individuo essa parte da Matemática é bastante importante. O trabalho é uma proposta metodológica para o ensino de estatística em salas de ensino fundamental, trazendo o contexto da eleição do grêmio estudantil da escola e as suas consequências para a construção do conhecimento matemático. Busca-se com esse evento o trabalho de vários conceitos estatísticos como Probabilidade, Análise Combinatória e Tratamento da Informação. Além disso, cita-se, no decorrer do mesmo, a possibilidade de interdisciplinaridade e transversalidade, movendo outros profissionais do ambiente escolar para que a aprendizagem seja ainda mais contextualizada e efetiva. A metodologia, a ser aplicada em salas dos últimos anos do ensino fundamental, se baseia em conceitos simples que fornecerão ideias e sugestões de trabalho dos conceitos principais da Estatística Descritiva. Com esse trabalho, objetiva-se uma análise da compreensão da temática por alunos do Ensino Fundamental e, mais fundo, pensar sobre os procedimentos utilizados em sala acerca de sua viabilidade. Afirma D’Ambrosio (1989), que através da modelagem matemática, o aluno se torna mais consciente da utilidade da matemática para resolver e analisar problemas do dia-a-dia. É com esse intuito que pretende-se elaborar essa proposta metodológica: ensinar conceitos estatísticos através da contextualização do tema.

Palavras-chave: Educação Estatística. Modelagem Matemática. Proposta Metodológica.


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