Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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COMPARTILHANDO UM SABER DE EXPERIÊNCIA
Marlise Furlan, Francisco Egger Moellwald

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 145
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo se apresenta como uma composição das noções de experiência e experimento, consideradas em seus contrastes em Bondía (2002). Enquanto experiência diz respeito ao sentido do que nos acontece em nossas vidas, experimento se refere ao caminho da ciência, o método. Tais noções podem ser produtivas quando empregadas segundo uma composição complementar, respectivamente, em relação à potência do acontecimento e à competência técnica que nos cabe dominar nesta vida, sem que se possa afirmar que não exista nada para além das mesmas. Assim, neste texto busco trazer a experiência de uma professora na condução de um experimento realizado com um grupo de alunos, denominado Matemática Divertida (Matida). Caracterizo as noções de experiência e de sujeito da experiência e a forma em que se dá o saber da experiência. Comento a respeito de alguns fatores que podem impedir que a experiência nos aconteça, particularmente nos dias de hoje. E teço breves considerações sobre a composição experiência-experimento. Na sequência, apresento minha rota investigativa e como foi percorrê-la na forma de um grupo de estudos de matemática, constituído por onze alunos de sexto e sétimos anos, o grupo Matida. Por fim, compartilho o que me passou durante a vivência com este grupo e alguns de seus efeitos em minha docência.

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