Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE O ESCREVER MATEMÁTICO
Aruana da Rosa Sedrês

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 203
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O artigo consiste em um recorte da pesquisa feita no curso de Mestrado em Ensino de Matemática (UFPel), onde abordo o desenvolvimento de uma forma de trabalho na sala de aula, que pretende construir relações matemáticas através da escrita. Com esta prática procura-se exercitar com o aluno outra forma de desenvolver conhecimentos matemáticos, tentando ressignificar a noção construída em diversos estudantes de que a Matemática consiste somente em cálculos. Dessa forma, a escrita matemática seria uma forma de registro que pode ser acessado e, assim, a ideia implícita na elaboração e na sistematização do conhecimento não deve levar à dubiedade de interpretação. Os estudantes no decorrer do tempo conseguem realizar a compreensão do modo como pensam e assim estabelecem relações entre diferentes significados e representações de uma mesma noção e/ou conceito. Por meio da ideia da produção textual na aula, são levados a desenvolver um processo com os princípios de metacognição.

Texto completo: PDF