Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE RELEITURA DAS PRÁTICAS ESCOLARES
Janice Rubira Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O baixo rendimento dos estudantes na disciplina de Matemática provoca, nos professores, a reflexão acerca do processo de escolarização. A partir dessa provocação, este ensaio tem como objetivo minimizar o distanciamento entre o mundo escolar e o mundo social, a partir do questionamento da legitimidade dos conceitos matemáticos abordados nas escolas. Aponta acontecimentos históricos que originaram a Matemática acadêmica, salientando a necessidade de preservar as identidades culturais das distintas comunidades a fim de promover o pertencimento dos estudantes ao espaço escolar. Como embasamento teórico, utiliza-se de aportes do programa Etnomatemática na busca por legitimar outras formas do pensar matemático. O presente trabalho, de cunho qualitativo, está em desenvolvimento na cidade de Rio Grande, localizada no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul e discute as possibilidades da adequação dos conceitos matemáticos, a serem abordados no 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Cidade do Rio Grande, às práticas cotidianas desta comunidade escolar. Esta pesquisa está sendo realizada com 12 alunos do 9º ano da turma A e utilizou, como coleta de dados, a entrevista informal. Teve início no mês de março de 2013 e será desenvolvida durante todo ano letivo. Entre os resultados parciais obtidos, percebeu-se a possibilidade da articulação da temática, relacionada ao mercado imobiliário da cidade de Rio Grande, a alguns conceitos matemáticos a serem trabalhados neste ano, preservando o conhecimento empírico dos estudantes.


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