Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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INVESTIGANDO EPISTEMOLOGIAS ESPONTÂNEAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU
Alex Bruno Carvalho dos Santos, George Christ Caraveo da Silva, José Messildo Viana Nunes

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa com professores de matemática que atuam no ensino básico, sobre como introduzem o tema Equações do Primeiro Grau. Nosso objetivo foi verificar que características do modelo epistemológico dominante no ensino de álgebra são reveladas nas epistemologias espontâneas dos docentes. A pesquisa foi realizada em dois momentos. No primeiro aplicamos um questionário, solicitando informações sobre as fontes adotadas para planejarem suas aulas; como introduzem o tema Equações do Primeiro Grau; e quais dificuldades mais evidentes identificam nos alunos para a aprendizagem desse tema.  No segundo momento, realizamos uma entrevista, solicitando que os professores expusessem o que compreendiam por álgebra, e dessem exemplos práticos de como introduziam o tema Equações do Primeiro Grau. Os resultados revelam que a principal fonte de consulta dos professores é o livro didático. Com base nesta fonte, o professor parte de situações do dia a dia que gerem problemas matemáticos, para introduzir o tema proposto. Quanto à entrevista, verificou-se que a epistemologia espontânea do professor revela o predomínio da concepção segundo a perspectiva de “aritmética generalizada”. O confronto de práticas possibilitou verificar que a razão de ser da álgebra escolar tramita na articulação entre a álgebra e aritmética, devido à economia didática. Esta pesquisa descreve os primeiros passos de um PER, em busca de criar um Modelo Epistemológico de Referência alternativo que permita a construção de Organizações Matemáticas e Didáticas relativas à Equação do Primeiro Grau, obedecendo ao princípio do processo de algebrização em níveis de complexidade crescente.


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