Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DIVERSIFICANDO O USO DO PAPEL QUADRICULADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Adriana Elisete Batisti, Vaniza Corrêa da Silva

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 16-10-2013

Resumo


DIVERSIFICANDO O USO DO PAPEL QUADRICULADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA Adriana Elisete Batisti¹ Vaniza Corrêa da Silva² Os estudos de Educação Matemática levaram a conceber novas propostas de ensino, que colocam o aluno no centro do processo educativo, assumindo papel ativo na construção de seu conhecimento. Ao privilegiar a construção do conhecimento por parte do aluno, o papel do professor passa a ser o de colaborador, orientador e incentivador da aprendizagem, buscando sempre desenvolver a autonomia dos alunos. Também os PCNs de Matemática contemplam essa proposta quando destacam a importância de o aluno desenvolver atitudes de segurança com relação à própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, de cultivar a autoestima, de respeitar o trabalho dos colegas e de perseverar na busca de soluções. Nesse contexto surge a preocupação com o ensino de Matemática de forma a evidenciar momentos em que atividades práticas permitam ao educando uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, desperte seu interesse, visto que apenas aulas expositivas não mobilizam o raciocínio dos alunos. Nesse sentido, nosso mini curso propõe a utilização do papel quadriculado para uma abordagem prática de vários conteúdos, como: perímetro, área, porcentagem, frações, menor múltiplo comum (mmc), divisores de um número, múltiplos de um número, entre outros. “ O que eu ouço, eu esqueço; o que vejo, eu lembro; o que faço, porém, compreendo”. Confúcio Palavras Chaves: Papel quadriculado. Aprendizagem. Significado. Autonomia

Texto completo: PDF