Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
GEOMETRIA: O QUÊ ESTÁ SENDO ENSINADO NOS ANOS INICIAIS?
Regina Célia de Oliveira

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Resumo: O trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar o ensino de geometria nos anos iniciais, se detento, particularmente, nas escolhas dos conceitos privilegiados pelos docentes.  Buscamos identificar as convergências e distanciamentos existentes entre as orientações curriculares encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e na Matriz de Referência da Prova Brasil e o currículo vivido na prática pedagógica. Para orientar o percurso investigativo adotamos uma das etapas da teoria da Transposição Didática, como explicitada pelo didata francês Chevallard (1991), identificada como Transposição Didática Interna, onde há a passagem do saber a ensinar para o saber a ser ensinado. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados 24 diários de classes referentes ao ano letivo de 2012 onde estão registrados os conceitos privilegiados pelos docentes, sendo um diário, relativo ao 5º ano do ensino fundamental, de cada uma das 24 unidades escolar envolvidas com a pesquisa. Verificamos, a partir das análises preliminares, que o ensino de geometria nas escolas participantes da investigação enfoca, principalmente, o trabalho de exploração de polígonos e sólidos geométricos.

Palavras Chaves: Geometria. Orientações curriculares. Prática pedagógica. Conteúdos privilegiados.


Texto completo: PDF