Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE EM ATIVIDADES COM JOGOS MATEMÁTICOS: EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CIDADANIA
Josinalva Estacio Menezes

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Neste trabalho objetivamos apresentar uma reflexão sobre as potencialidades no uso de jogos no ensino de matemática, apoiados nas ideias de Paulo Freire quanto ao desenvolvimento da autonomia e da cidadania, como pode o jogo auxiliar os mecanismos de formação de uma consciência que inclua a responsabilidade do cidadão em formação quando convivendo em sociedade. Além disso, argumentamos como os processos mentais e os conteúdos matemáticos subjacentes ao jogo podem auxiliar em todo o processo. Basearemos o trabalho nos ensinamentos de Paulo Freire quanto à autonomia, cidadania e prática pedagógica, alguns fatos sobre a inserção do jogo na cultura e seu lugar na educação em geral e no ensino de matemática em particular e as orientações educacionais presentes nos documentos oficiais da educação voltadas para este momento histórico, para apresentar uma atividade com jogos mostrando as convergências entre todas estas ideias. Concluiremos com a constatação das potencialidades do uso do jogo no ensino de matemática, associado a um trabalho pedagógico pautado nas orientações de Paulo Freire, e as orientações dos documentos oficiais voltados para a Educação.

Palavras Chaves: autonomia. jogos. matemática.

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