Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO 6° AO 9° ANO
Isabel Cristina Machado de Lara

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 342
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013

Resumo


Este minicurso apresenta uma proposta do uso de jogos para o ensino de Matemática. Objetiva abordar o jogo como uma estratégia que pode auxiliar no treinamento, aprofundamento e construção de conceitos matemáticos. Para tanto, num primeiro momento discuti pressupostos que constituem a prática pedagógica do professor, colocando sob suspeita modelos pedagógicos baseados numa didática tradicional que vê o jogo apenas como um mero passatempo ou um recurso de treinamento. Num segundo momento, por meio do manuseio de diferentes jogos que abordam conteúdos matemáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, evidencia a eficácia dessa estratégia que auxilia no ensino e na aprendizagem de matemática tornando-a uma disciplina mais interessante e desafiadora.

Texto completo: PDF