Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA: UMA EXPERIENCIA COM INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA NO ENSINO DE SURDOS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO.
Vinicius Martins Flores

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente trabalho apresenta o recorte de um estágio obrigatório do curso superior em Letras Libras – Bacharelado da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) de modalidade EaD ofertado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como polo das aulas presenciais. O estágio relatado acontece no ensino superior na graduação de Matemática Licenciatura. Tendo uma aluna surda que utiliza a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua. Sendo um espaço inclusivo, se faz necessário o uso de profissional de Tradução/Interpretação de Libras. Os fatos marcantes e positivos do trabalho desenvolvido no estágio de interpretação acarreta em achados interessantes nos itens de formação de professores para o ensino de surdos na área da matemática, e na atuação de intérprete de Libras. Que nos auxilia a repensar nossas práticas e principalmente a formar novos professores no ensino de matemática para essa demanda de surdos inclusos ou em escolas bilíngues (Libras/Língua Portuguesa).


Texto completo: PDF