Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO FRAÇÕES PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
Danise Regina Rodrigues da Silva, Maria Helena Maffei Wolf, Sônia Maria Monteiro da Silva Burigato

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 53
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Esse artigo tem como objetivo relatar uma experiência em sala de aula, de um aluno com Necessidade Educacional Especial, Síndrome de Down, do sétimo ano, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profª. Iracema de Souza Mendonça, localizada no município de Campo Grande-MS. Por meio de um simulado aplicado em 2012, a professora de matemática em conjunto com a coordenação pedagógica, percebeu que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, utilizavam a mesma técnica de somar números naturais, para as frações. Diante disso, recorremos a Teoria das Situações Didáticas para organizar e aplicar uma sequência de atividades que permitissem aos alunos a percepção do erro e um avanço na aprendizagem de soma de frações, bem como organizar uma atividade adaptada para o aluno NEESD. Utilizamos como metodologia a pesquisa-ação.  Consideramos que a atividade adaptada permitiu que o aluno se sentisse parte real da situação de aprendizagem, isso ficou visível em seu empenho para resolver todos os itens propostos na oficina, bem como detectar competências como: comparar e perceber regularidades.


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