Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DA PRÁTICA À TEORIA: EXPLORANDO NOVOS CAMINHOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO LÓCUS ESCOLAR
Janaina Freitas dos Santos, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 03-10-2013

Resumo


Apresenta-se um relato de experiência realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental que tem como objetivo qualificar a prática docente a partir de estratégias de formação no lócus escolar. A formação continuada e assessoria permanente no âmbito da escola articulam relações entre teoria e prática, partindo de problemas identificados na prática cotidiana da sala de aula possibilitam a ampliação do conhecimento matemático através de estudo e reflexão. Ao longo do processo, no início e final do ano letivo, verifica-se o desempenho dos alunos na resolução de problemas matemáticos e a partir dos dados resultantes dos testes propõem-se atividades de formação continuada que procuraram qualificar os conhecimentos didáticos e de conteúdo matemático sobre a resolução de problemas. Os resultados também apontam para a necessidade dos docentes serem administradores ativos de seu conhecimento e de que a escola deve oferecer e estimular espaços de desenvolvimento profissional na busca coletiva de novos fundamentos para a prática a fim de melhorar o desempenho dos estudantes. A formação continuada de professores qualifica e favorece os processos de ensino e leva a crer que o professor tem um importante papel no avanço do desempenho escolar.


Texto completo: PDF