Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
AÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS DIGITAIS
Cristian Douglas Poeta, Marlise Geller

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


Este artigo apresenta uma análise de ações desenvolvidas por professores de Matemática do Ensino Fundamental durante atividades que utilizaram jogos digitais no intuito de favorecer o aprendizado dos alunos. Esta análise é parte de uma pesquisa de metodologia quanti-qualitativa que buscou investigar quais concepções metodológicas dos professores de Matemática, que atuam do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental, acerca do uso de Jogos digitais educacionais, sustentam as ações didático-pedagógicas para o ensino da Matemática. Participaram da pesquisa 7 professores do município de Canoas/RS. Verificou-se que a maioria dos professores preocupou-se em auxiliar as dúvidas dos alunos relacionadas às regras do jogo e raramente sobre o conteúdo matemático envolvido não aproveitando o momento do jogo para ser um momento além de descontração também de aprendizagem. Infere-se que as ações observadas  não cumpriram seu objetivo de contribuir para o aprendizado e sim favorecer somente a prática com o jogo.

Texto completo: PDF