Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Elisânia Santana de Oliveira, Weverton Santos de Jesus

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 18-10-2013

Resumo


O ensino de Matemática ainda está muito restrito ao uso de metodologias que utilizam formas padronizadas para resolver questões, não privilegiando assim o desenvolvimento da criatividade, do processo investigativo e do pensamento crítico e independente. Este modelo ultrapassado de ensinar Matemática vem sustentando ao longo de décadas o conceito de uma matemática chata, desinteressante, distante da contextualização sociocultural dos alunos e que não tem promovido as competências e habilidades necessárias para uma boa aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual dos mesmos. Este artigo apresenta um relato de experiência realizado em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico e Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Itabaiana. Nessa experiência utilizamos a metodologia de “Resolução de Problemas” como uma ferramenta importante no auxílio do ensino e da aprendizagem de Matemática na citada turma. A proposta foi de desenvolver a resolução de problemas matemáticos que desafiassem os alunos, valorizando a criatividade, a organização de ideias, a interpretação de textos, a leitura investigativa, a argumentação. Os problemas abordados contemplaram direta ou indiretamente um determinado conteúdo que estava sendo ou que já tivesse sido ministrado nas aulas.


Texto completo: PDF