Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
OFICINA DA CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
Angélica Schossler, Ana Paula Scheeren, Vânia Beatriz Dreyer, Andréia Spessatto De Maman

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Um dos objetivos do subprojeto de Ciências Exatas do PIBID UNIVATES é desenvolver momentos de aprendizagem diferenciados, diante das necessidades de professores e alunos nas aulas de Matemática, Física e Química. Com base nos relatos das professoras titulares destas disciplinas, de uma das escolas parceiras, foi desenvolvida uma oficina sobre a calculadora científica, sendo esta uma ferramenta pedagógica importante no ensino. O objetivo desta oficina foi relembrar conceitos matemáticos e trabalhar com alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio, a partir de exercícios simples, as funções básicas da calculadora, como aprender a calcular logaritmos, raízes, potências, expressões numéricas, conversões de medidas, notação científica, noções sobre o ciclo trigonométrico, bem como as teclas de memória. Durante a oficina percebemos o interesse dos alunos em aprender a utilizar à calculadora, uma vez que esta se faz necessária e presente em suas diversas atividades. Com a realização dos exercícios os alunos tiraram dúvidas quanto ao manuseio, pois existem diversos tipos de calculadoras científicas e a utilização das teclas muitas vezes é diferenciada. Para nós bolsistas esta experiência foi um momento de aprendizagem recíproca, pois nos proporcionou um olhar mais amplo sobre a necessidade do aluno e os pontos em que devemos explorar mais para que a calculadora se torne uma aliada no processo de aprendizagem. A partir das dúvidas dos alunos podemos enriquecer nossa prática docente, pois por meio de experiências como essa podemos ter contato com a nossa futura profissão, refletir sobre ela e nos tornarmos profissionais melhores.

Texto completo: PDF