Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA E A LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL
Denise Knorst da Silva

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Zeichner (2008) argumenta que a formação docente reflexiva, que realmente fomenta o desenvolvimento profissional, deveria somente ser apoiada se ela estiver conectada a lutas mais amplas por justiça social e contribuir para a diminuição das lacunas na qualidade da educação disponível para estudantes de diferentes perfis. Em concordância com esse autor, defendo que a abordagem sócio-crítica da modelagem matemática na formação de professores pode contribuir para a prática docente reflexiva e pode contribuir para a construção de uma sociedade melhor para os filhos de todos. Para desenvolver a proposição serão tomadas as consequências apontadas por Zeichner para uma formação docente reflexiva – consequências pessoais, consequências acadêmicas e consequências políticas – para verificar sua presença em atividades de modelagem matemática na formação inicial de professores. Conclui-se que a modelagem matemática pressupõe reflexão docente ligada à luta por justiça social, pois para o seu desenvolvimento na formação inicial de professores há necessidade de conhecimento de conteúdo e de conhecimento pedagógico, e há possibilidade de o futuro docente desenvolver habilidades de argumentação, posicionamento social, tomada de decisões e, desse modo, permitir aos alunos experiências de caráter formativo e que, num conjunto, possam delinear novos horizontes.


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