Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria das Dores de Morais, Leonardo Bernardo de Morais

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 18-11-2014

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar indícios da compreensão de área e perímetro por alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada do Recife/PE. Usou-se como aporte teórico o modelo didático proposto por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian (1989) para a conceituação de área como uma grandeza. A partir do referencial teórico supracitado e de alguns estudos sobre o ensino e a aprendizagem da grandeza área, aplicou-se um teste com oito questões relacionadas à área e perímetro. A partir das respostas, pode-se chegar à conclusão de que a maioria dos alunos distingue claramente as grandezas área e perímetro. Apesar disso, o entendimento de que essas grandezas variam no mesmo sentido é predominante. Também se pode identificar o uso predominante da fórmula para o cálculo de área, mesmo sem ser necessário, e a dificuldade dos alunos em representar superfícies diferentes de um retângulo.


Texto completo: PDF