Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS EM MINAS DO LEÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
Denise Vieira Kazanowski

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O objetivo deste trabalho, que se originou de minha dissertação de mestrado, é contribuir com a ampliação do ensino de geometria nas séries iniciais, em especial no município de Minas do Leão, bem como fomentar a discussão sobre o tema.

Para tanto organizei um Grupo de Estudos formado por 21 professoras, todas envolvidas com as séries iniciais do município. Neste Grupo desenvolvemos atividades de natureza geométrica, dirigidas às séries iniciais, estudamos, analisamos e discutimos as orientações contidas nos PCN, buscando um suporte teórico para o desenvolvimento da geometria nas séries iniciais com maior qualidade.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, as fontes de dados são os relatórios dos 11 encontros, filmagem de alguns encontros e entrevistas com as professoras envolvidas no Grupo, além de observações do cotidiano escolar.

Relaciono as atividades do Grupo de Estudos com os ambientes de aprendizagem descritos por Skovsmose (2008), destacando e exemplificando a movimentação entre os diferentes ambientes. Mesmo sem terem sido uma escolha prévia, estes ambientes se fizeram presentes ao longo dos encontros do Grupo.

Também comento sobre o alcance das atividades do Grupo a partir de observações e entrevistas realizadas com as professoras.

Considero que, após a vivência no Grupo de Estudos, as professoras modificaram sua percepção sobre a geometria nas séries iniciais, incluindo e ampliando atividades de natureza geométrica em suas aulas, dando início a um processo de atualização curricular. Porém necessitam de apoio para a continuidade do trabalho.


Texto completo: PDF