Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS COM USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS
Filipe Sarmento Barreto, Cristiane da Silva Stamberg

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Este trabalho relata uma das oficinas desenvolvidas como atividade do Projeto Rondon com professores do município de Taquarana/Alagoas, por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus São Borja/RS, no campo da Educação durante no início desse ano. O principal objetivo da oficina foi desenvolver metodologias com uso de recursos alternativos para a melhoria da qualidade do ensino na educação básica, utilizando-se de discussões metodológicas, conscientização dos docentes, reflexões sobre a importância da inserção de materiais diferenciados no ensino, além disso, acompanhamento, implementação, instrumentalização e construção de materiais didáticos.  Dessa forma, o tema principal foi a utilização de recursos pedagógicos alternativos, como jogos matemáticos e a motivação à prática docente. Participaram dos encontros quinze professores da rede pública de Ensino do município de Taquarana, localidade escolhida para receber o Projeto.

Texto completo: PDF