Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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DISCALCULIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O nome discalculia provém do grego (dis, mal) e do latim (calculare, contar), significando contar mal, constitui-se de um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números, os alunos que apresentam esse distúrbio geralmente são chamados de desatentos e preguiçosos, pois, possuem problemas quanto à assimilação e compreensão do que é pedido. Existem seis subtipos de discalculia, que são: Verbal, Practognóstica, Léxica, Gráfica, Ideognóstica e Operacional. A característica essencial do transtorno consiste na inabilidade de executar operações matemáticas, o que interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades da vida diária que exigem habilidades matemáticas. Aplica-se o dominó em turmas de séries iniciais (1° ao 5° ano), um jogo que ajudar a desenvolver a habilidade de contagem dos alunos, pois a criança deve ordenar as peças de acordo com a numeração de bolinhas contidas nas extremidades, inicialmente o discalcúlico apresentará certa dificuldade em entender o jogo e em colocar a peça adequada, mas depois de ensinado e feito alguns exemplos, a tendência é que o problema diminua. É importante explicar para os pais como se processou a execução do jogo pela criança, bem como se ela conseguiu alcançar os objetivos, e as dificuldades que foram identificadas na realização do mesmo. O mais importante de tudo é a observação do aluno por parte do educador, aumentando assim consideravelmente as chances de um diagnóstico para discalculia.

 

Palavras-chave: discalculia, transtorno, educador, matemática.

 


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