Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O EMPREGO DE NOVAS TECNOLÓGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Mauricio Ramos Lutz, Erivelto Bauer de Matos, Jussara Aparecida da Fonseca

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 54
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este relato apresenta uma síntese do Projeto de Extensão “Utilização de mídias digitais como metodologia de ensino e aprendizagem de matemática” que foi desenvolvido entre abril e dezembro de 2011, tendo duração total de 60 horas aulas, distribuídas em encontros mensais, de 10 horas cada um. O curso foi oferecido a professores de matemática da rede pública de ensino (municipal e estadual) da cidade de Alegrete/RS e a alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete. O objetivo do projeto foi oportunizar aos professores da rede pública e particular e aos acadêmicos uma capacitação através do uso de applets e de softwares livres, com os quais, conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental e Médio pudessem ser desenvolvidos, visando inserir diferentes metodologias de ensino através do uso de novas tecnologias. Salienta-se o interesse de proporcionar o contato dos atuais e futuros educadores com alguns recursos tecnológicos, especificamente no Ensino de Matemática, no intuito de que futuramente o uso desses recursos qualifique sua prática docente e, consequentemente, os auxilie no processo de ensino e aprendizagem. Ao final deste projeto foi realizada uma reflexão sobre o uso de tecnologias, como práticas pedagógicas, no Ensino de Matemática, bem como a utilização de novas tecnologias e a aproximação dos educadores com a realidade do mundo informatizado presente na vida dos alunos.

Texto completo: PDF