Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE DOCENTE EM SALAS INCLUSIVAS
Simone Maria Alves de Lima, Carmen Lucia Artioli Rolim

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Pitágoras
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 21-10-2013

Resumo


RESUMO: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da ação com alunos com necessidades educacionais especiais do 6º ao 9º ano em salas de aula de ensino regular em escolas públicas de Palmas, Tocantins, considerando a política de inclusão. Ou seja, a partir da inserção de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular. O interesse pelo tema surgiu em um contexto escolar vivenciado pela pesquisadora, onde surgiram também questionamentos sobre como se efetiva a ação pedagógica do ensino de matemática, os conhecimentos que norteiam a atividade docente, os instrumentos, ações e operações que auxiliam a práxis. Objetivando conhecer essa prática, propusemos uma pesquisa de caráter qualitativo que teve como proposta metodológica, a observação participante, como recursos a observação e a entrevista semiestruturada. O objetivo centrava-se no fazer docente para ensinar matemática, considerando a presença de alunos com necessidades especiais na sala de aula comum. Optamos por conhecer essa realidade a partir da observação “in loco” e do relato dos próprios docentes. Como guia de análise recorremos a Leontiev (2012), pensando o conceito de atividade, apreciando o sentido e o significado da ação proposta; com Vigotski (2012) o conceito de mediação e desenvolvimento amplia a discussão. Os resultados revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação.

Texto completo: PDF