Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.
Samira Abreu Mafra, Mara Luane Santos, Raquel Jesus Andrade, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O Scratch é um programa educacional desenvolvido pela conceituada Universidade norte-americana Massachusetts Institute of é uma excelente ferramenta para aplicar os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula no desenvolvimento de jogos, histórias interativas, demonstrações, animações e outras produções.

Resolvemos utilizar o Scratch por conter uma interface gráfica de fácil entendimento, facilitando assim a aprendizagem dos alunos, pois, como sabemos a matemática é considerada uma das disciplinas mais difíceis pelos alunos e com isso, acabam não gostando da mesma.

Através dele podemos apresentar para professores de matemática sua linguagem de programação estruturada, oportunizando a contextualização dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento do pensamento matemático e lógico-dedutivo de seus alunos.

Ao final da oficina observamos que os participantes eram capazes de desenvolver animações simples e joguinhos evolvendo conteúdos matemáticos tendo assim um bom entendimento das ferramentas que fazem parte da interface do software, podendo assim ensinar tudo que aprenderam aos seus alunos.

Texto completo: PDF