Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O
Alessandra Fabian Sostisso

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 10-09-2013

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexoes sobre a formacao de professores de matematica. Estasreflexoes inclinam-se a questionar como os cursos de formacao de professores tem contribuido para os futurosprofessores adquiram competencias em aplicar a matematica na resolucao de situacoes-problema. Sabe-se queainda, os curriculos das licenciaturas sao pautados em muitas disciplinas, que nao apresentam vinculo umas comas outras, e somente em disciplinas de carater pedagogico encontra-se a responsabilidade de apresentar metodosde ensino e propostas pedagogicas que possam auxiliar o futuro professor ao ensinar matematica. Com estaestrutura educacional, desenvolver competencias para aplicar a matematica em situacoes-problema e apresenta-lade forma significativa para os estudantes, tem sido um desafio. O desenvolvimento de competencias fica restritosomente a reproducao de exercicios e outras atividades, que por sua vez, nao possibilitam refletir sobre o que seesta aprendendo, e como consequencia, nao contribuem para que o estudante torne-se competente em aplicar oque apreendeu. A modelagem como metodo de ensino e aprendizagem, tem buscado auxiliar os estudantes adesenvolverem competencias em aplicar e utilizar a matematica de forma significativa, podendo ser consideradauma competencia matematica. Em sintese, como a modelagem matematica permite integrar diferentes areas doconhecimento no estudo de determinada situacao problema, seu uso em sala de aula possibilita aos estudantesdesenvolver competencias de analisar, refletir, criar, aplicar, compreender, perceber, explicar, como amatematica faz parte do cotidiano e acoes do ser humano.

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