Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS TUTORES REFERENTES AO ENSINO DE GEOMETRIA NO CURSO NORMAL SUPERIOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Aldrin Cleyde Cunha

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 142
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


Otrabalho de pesquisa investigou quais são as Representações Sociais que o tutorde Ensino a Distância tem em relação ao ensino de geometria na disciplina deMatemática no Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Maringá. Ahipótese é que a Representação Social que o tutor tem em relação à disciplinade Matemática e ao conteúdo de geometria pode influenciar o seu comportamento,as suas ações e consequentemente o processo de ensino e da aprendizagem. Apesquisa foi realizada com 20 tutores do módulo de matemática do Curso Normal Superior deEducação a Distância da Universidade Estadual de Maringá, nos polos deCianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, noperíodo de dezembro de 2008 amarço de 2009, logo após o término do módulo de matemática. Para a coleta dedados utilizou-se a aplicação de questionário de entrevista aos tutores do EAD.Nasequência as perguntas foram analisadas qualitativas e quantitativamenteutilizando se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio do softwarequaliquantiSoft, 1ª versão, de 2004. Osresultados da pesquisa apontam para vários pontos sobre quais são asRepresentações Sociais que tem o tutor de Educação a Distância do curso NormalSuperior sobre o ensino de geometria e a análise dessas representações indicamfatores importantes a serem considerados. Palavras-chave: Educação aDistância. Ensino de geometria. Tutor. Representação Social.

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