Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES DO EAD NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Mercedes Matte da Silva, Lorí Viali, Régis Lahm

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 08-10-2013

Resumo


O Ensino a distância (EaD) começou a se desenvolver no Brasil por volta de 1939 estando no momento na sua quarta geração que utiliza rede de computadores em novos ambientes de aprendizagem. Esta modalidade de ensino está se consolidando a cada dia tanto nas instituições públicas como privadas. Os cursos a distância que inicialmente eram para a formação básica, hoje estão ligados ao ensino superior na busca de capacitação continuada, aperfeiçoamento e atualização profissional. Estes cursos conquistaram sua própria regulamentação e legislação, entretanto como tudo que está relacionado à educação existem os que a defendem e listam suas vantagens e outros que apontam as suas falhas, surgindo assim os mitos e as verdades. Teorias de aprendizagem que embasam o ensino presencial também são aplicadas no ensino a distância com as devidas adaptações que o ambiente virtual requer. No EaD o aluno interage com o professor, o tutor e os colegas de diversas maneiras, a postura, o organização e a autonomia difere em relação ao ensino presencial. O aluno precisa ter acesso às tecnologias para participar dos diferentes ambientes virtuais de aprendizagem. O ensino de Ciências e Matemática também estão crescendo dentro do EaD, como exemplo de aplicação é apresentada uma forma possível de  trabalhar uma disciplina como o Cálculo Diferencial e Integral nesta modalidade.


Texto completo: PDF