Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA E ORIGAMI NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silvia Barbosa da Silva, Milena Cristini Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: Nesta proposta de trabalho pretende-se destacar e explorar alguns pontos que revelam o quanto a Matemática está presente nas dobras do Origami. O Projeto Educação Matemática e Origami tem como principal objetivo facilitar a compreensão dos conceitos e construir, de forma mais significativa, suas representações específicas. De modo geral, na educação básica enfatiza-se o domínio dos símbolos e a memorização das regras e de procedimentos gerais que permitem a manipula-los, sem haver qualquer trabalho com seus diferentes contextos e significados tornando-os sem sentido para os alunos. Consequentemente, a mecanização das ações e operações sobre estes símbolos diminui o interesse deles e pode explicar a expressiva rejeição aos conteúdos matemáticos. As atividades com Origami nas aulas de Matemática partem do princípio apresentado por Machado (1990) de que a complementaridade entre a Linguagem Matemática e a Língua Materna está na possibilidade de estimular a oralidade como suporte de significados. E ainda, as contribuições do Origami como recurso didático também compreendem a articulação das estruturas do pensamento algébrico com as estruturas do pensamento geométrico.

Texto completo: PDF