Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS NO TRABALHO COM OS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS
Leonardo Donizette de Deus Menezes, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 12-12-2013

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma os livros didáticos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, observando suas potencialidades e limitações. A investigação se limitou a parte de “introdução dos números positivos e negativos”, em livros de sétimos anos, onde pudemos relacionar seu conteúdo com os saberes docentes e discentes. A análise foi possível por meio de uma sequência didática, desenvolvida, no ano de 2012, em três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de um Colégio de Aplicação de uma Universidade Federal. A sequência didática descrita e a análise dos livros permite observar a importância de uma íntima relação entre teoria dos livros e a prática em sala de aula. Dessa forma, o Livro Didático se apresentou como um recurso que demonstra potencialidades para auxiliar o trabalho docente. No entanto, observa-se que o seu uso requer cuidados, tanto para o trabalho considerando o aspecto do conteúdo, quanto no sentido mais amplo de se praticar a educação matemática escolar.

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