Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS ATITUDES E IMAGEM EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO
Márcia Elisa Berlikowski, Lori Viali

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-10-2013

Resumo


Esse trabalho teve como objetivo analisar a imagem e as atitudes que os alunos de cursos superiores possuem em relação à Estatística, por meio de um estudo comparativo antes e depois de cursarem a disciplina. A investigação envolveu uma amostra de alunos matriculados na disciplina de Estatística nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma faculdade particular da região metropolitana de Porto Alegre. Para a análise dos dados foram utilizadas ferramentas da Estatística Descritiva e os resultados foram confrontados com o estudo validado por Cazorla et al (1999). Verificou-se ao fazer esse estudo, que os estudantes ora possuem atitudes e imagem favoráveis ora desfavoráveis. Este fato pode estar ligado a outros fatores não contemplados por essa pesquisa, como: metodologia do professor, dificuldade de aprendizagem, ambiente de sala de aula, etc. Mesmo com este tipo de comportamento, os alunos reconhecem a aplicabilidade dos conhecimentos estatísticos.


Texto completo: PDF