Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Ana Paula de Souza Colling, Juliana Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 03-10-2013

Resumo


O processo deensino-aprendizagem está cada vez mais voltado para o desenvolvimento de todasas habilidades do aluno sendo necessária a busca de um caminho em direção àinterdisciplinaridade, criando condições para que os alunos possam expor suasideias e concepções e, principalmente, que o professor tenha outra visão sobrea prática interdisciplinar. Devido aos diferentes problemas no processo deensino-aprendizagem de Geometria Plana em Matemática foi utilizada nestetrabalho uma proposta metodológica interdisciplinar com a elaboração de projeto nas aulas do 1º ano do EnsinoMédio do Instituto Manoel de Almeida Ramos do Município de Capela de Santana –RS, procurando verificar se o uso deste projeto seria um meio eficaz naaprendizagem. Os resultados obtidos foram analisados a partir de entrevista realizadacom os professores das turmas envolvidas na pesquisa e através da análise dopré e pós-teste aplicado com os alunos. Das três turmas analisadas, uma delasfoi considerada a turma controle. Este estudo mostrou através dos resultadosobtidos a eficiência deste método na mudança conceitual dos alunos envolvidosna pesquisa, bem como, a importância de se realizar trabalhos que envolvam maisprofessores e disciplinas. Assim, ao final da pesquisa se pôde verificar queesta metodologia de ensino é uma boa alternativa no processo deensino-aprendizagem, bem como, que os alunos das turmas em que foi aplicado oprojeto interdisciplinar, apresentaram uma melhora significativa em relação aoconteúdo de Geometria Plana.

Texto completo: PDF