Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
LIVRO DIDÁTICO E TELENOVELA EDUCATIVA: COMO FUNCIONAM?
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


A comunicação tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo histórico de um livro didático produzido em concomitância com o programa teleducativo “A Conquista” - desenvolvido pela Televisão Educativa do Governo Federal do Brasil – TVE Brasil para jovens e adultos desejosos em concluir as séries finais do antigo 1ª grau. Veiculado anos de 1970, este programa teve a coordenação do professor de matemática Manoel Jairo Bezerra. O estudo tem como base teórica o trabalho de Alain Choppin, que diz respeito à história dos livros e das edições didáticas. Para ele, livros didáticos produzidos em conjunto com outros suportes formam um conjunto multimídia indissociável. Para melhor compreensão, após introdução, há um tópico sobre o telecurso e, em seguida, a análise proposta. Constatou-se que este conjunto multimídia pode ser dissociável. Sobre o livro didático, observou-se que este carrega elementos condizentes com a função referencial. Em relação à teleaula, a ênfase foi na função instrumental.

Texto completo: PDF