Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO COM PRISMAS E SUAS DIFERENTES ESFERAS DE PRÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO.
Francisco José Brabo Bezerra, Caroline Miano Lima

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 244
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 21-10-2013

Resumo


O presente relato tem por objetivo apresentar as análises e algumas conclusões de uma das atividades aplicadas aos segundos anos de uma Escola Estadual do município de Santo André - SP, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFABC. Após se dividirem em grupos e de posse dos materiais previamente preparados e planejados para esta atividade, os alunos tiveram a tarefa de construir diferentes prismas utilizando massa de modelar e canudinhos. Dessa forma, a visualização e o pensamento geométrico tridimensional puderam ser construídos pelos estudantes. Os grupos preencheram uma ficha com informações técnicas de cada prisma escolhido. Foi distribuído um conjunto de cinco cartas, quatro delas contendo figuras de possíveis aplicações e uma contendo uma lista de profissões em que eles deveriam relacionar cada figura a uma profissão listada, definindo, assim, as diferentes esferas de prática que abrangem a estrutura do sólido construído. Concluímos que a participação e o envolvimento dos alunos superaram nossas expectativas nesta aula, e o uso de material concreto em 3D foi a ferramenta essencial na aquisição de novos conceitos quer em termos teóricos ou práticos.

Texto completo: PDF