Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


Este trabalho apresenta algumas considerações sobre uma pesquisa, em andamento, em que a Cyberformação e de licenciandos em Matemática e a resolução de problemas sãoinvestigados. A pesquisa busca investigar como ocorre a resolução de problemas com o ciberespaço e quais contribuições essa perspectiva proporciona a Cyberformação e a produçãode conhecimentos por parte de licenciandos em Matemática. A Cyberformação busca proporcionar resultados à formação inicial, por meio das Tecnologias da Informação eComunicação (TIC), em que o ciberespaço é o meio comunicacional e de informação (ROSA, 2011). Por isso, acreditamos a resolução de problemas com o ciberespaço traz novossignificados ao ensino e a aprendizagem, pois os licenciandos em Matemática tem a oportunidade de utilizar o ciberespaço para produzir tanto conhecimentos matemáticos comodidático-pedagógicos. Quando um problema matemático utiliza o ciberespaço na sua resolução ele permite ao aluno pensar/resolver o problema e produzir conhecimentos (ROSA;VANINI; SIEDEL, 2011). Portanto, apresentamos brevemente alguns subsídios teóricometodológicos no qual a Cyberformação e a resolução de problemas são objetos deinvestigação, em que licenciandos de um Curso de Licenciatura em Matemática serão os sujeitos investigados.

Texto completo: PDF