Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO
Méricles Thadeu Moretti, Bárbara Cristina Pasa

Última alteração: 23-10-2017

Resumo


O esboço de uma curva bem como sua leitura e interpretação são atividades fundamentais para compreender fenômenos nas diversas áreas do conhecimento. As reflexões suscitadas neste trabalho perpassam o esboço de curvas de funções trabalhadas no ensino médio com base na abordagem de interpretação global das propriedades figurais, preconizada por Raymond Duval, utilizando como recurso a noção de infinitésimo. Na perspectiva desta abordagem, o reconhecimento e a coordenação de variáveis visuais, pertinentes ao registro de representação gráfico, e de unidades simbólicas significativas, pertinentes ao registro de representação algébrico (simbólico) decorrem do estudo da taxa de variação da função, calculada e compreendida a partir da noção de infinitésimo.

Texto completo: PDF