Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Ester Vellar Krause

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, onde analiso a formação inicial de professores para Educação Básica da Licenciatura em Matemática dessa Universidade. Em minha vivência como professora, percebo que há muito para realizar em termos de formação inicial, pois muitos alunos, após o estágio, talvez por falta de uma política educacional que atenda seus interesses e necessidades, e/ou de uma valorização e reconhecimento da profissão, acabam optando por continuar seus estudos em pós-graduação strictu sensu, com bolsa de estudos de valor superior ao salário médio de um professor de escola pública e se afastam da sala de aula. Na minha pesquisa acompanhei um grupo de licenciandos durante a preparação e execução do estágio em uma escola de educação. O acompanhamento desses sujeitos gerou narrativas relevantes: os novos professores percebem um grande abismo entre o conteúdo dado na Universidade e aquele que é exigido na sala de aula; sentem-se abandonados pelos professores mais experientes; pensam em desistir da profissão ou fazer mestrado e doutorado para trabalhar em universidades. Meu projeto se referendou teoricamente em vários autores que pesquisam a formação inicial de professores, os estágios curriculares e a escola de educação básica como um espaço de formação docente.