Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
AVALIANDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA BÁSICA DOS ALUNOS DE ENGENHARIA
Simone Fátima Zanoello, Merielen Fátima Caramori

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Os professores das disciplinas iniciais dos cursos de graduação em engenharia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim têm verificado que os alunos iniciantes apresentam lacunas de aprendizagem. Com o intuito de auxiliá-los, há cinco anos a instituição vem oferecendo cursos de extensão. Porém, sentiu-se a necessidade de avaliar se o trabalho desenvolvido nesses cursos está contribuindo para melhorar a aprendizagem dos alunos iniciantes dos cursos de engenharia. Para tal, criou-se um projeto de pesquisa com o objetivo de verificar se a metodologia de ensino do projeto de extensão está atingindo o objetivo proposto. O presente artigo busca relatar parte dos dados coletados ao longo da pesquisa, analisá-los e apresentar inferências acerca do desenvolvimento dos referidos projetos. Ao término dos projetos verificou-se que a modalidade de curso de extensão adotada auxiliou os alunos a superarem suas lacunas de aprendizagem, pois 87,5% dos discentes que frequentaram mais de 75% das aulas aprovaram nas disciplinas iniciais da graduação que frequentam, as quais, historicamente, apresentam índices elevados de reprovação.


Texto completo: PDF