Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A MATEMÁTICA ABORDANDO A ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO SOBRE OS ÓBITOS DOS ESCRAVOS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉC. XIX: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Leila Inês Pagliarini de Mello, Luciana Neves Nunes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho apresenta um projeto interdisciplinar realizado com alunos do sétimo ano de uma escola privada do município de Canoas, com o tema as epidemias e a escravidão na província de São Pedro, século XIX. A abordagem da Estatística em Matemática neste trabalho vem ao encontro dos estudos e discussões feitas sobre o tema no processo de construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2016) que orientam que os alunos ao final do Ensino Fundamental saibam planejar e construir relatórios de pesquisas, realizem e interpretem estatísticas descritivas que podem envolver aspectos socioculturais, ambientais ou oriundos de outras disciplinas escolares. Criou-se um banco de dados, usando o Google Forms, sobre os registros de óbitos dos escravos que constam no livro “Africanos na Santa Casa de Porto Alegre: Óbitos dos escravos sepultados no cemitério da Santa Casa (1850-1885)”, de FLORES (2007). Formou-se uma amostra aleatória: 1559 casos de óbitos.  Geraram-se gráficos e tabelas. Analisou-se. Nesse processo, ocorreu um trabalho conjunto entre docentes de História, Matemática e Ciências e os discentes, na esfera do conhecimento reflexivo, onde os discentes foram convidados a fazer uma descrição dos óbitos dos escravos, a partir da análise do registro de óbitos dos escravos em meados do século XIX (1850-1885), no Rio Grande do Sul, e a investigar, nas disciplinas que colaboram neste trabalho interdisciplinar, as condições de vida e doenças dessa população, partindo do estudo estatístico realizado sobre variáveis como: sexo, idade, naturalidade, nome do escravo, ano e causa da morte.


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