Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A CATAPULTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO QUADRÁTICA USANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA
Luiza de Paula Ghisleni, Isabel Koltermann Battisti

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Para haver maiores possibilidade de intervenção dos sujeitos no mundo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2010),  sugerem trabalhar o currículo de maneira interdisciplinar a partir de temas. O presente minicurso objetiva discutir processos do ensinar e do aprender considerando relações conceituais. Envolve conceitos matemáticos e físicos no estudo da função quadrática, por meio da catapulta. A catapulta foi criada em determinado contexto histórico e cultural para ultrapassar barreiras e acertar alvos, seu mecanismo revolucionário combina conceitos físicos e matemáticos. O movimento que o projétil percorre ao ser lançado da catapulta recebe o nome de movimento balístico (HALLIDAY, 2008) e é o mesmo movimento que balas de canhão e bolas de alguns esportes percorrem. Ao longo do tempo a curva parabólica foi associada ao movimento balístico para generalizar uma equação da trajetória, sendo possível contextualizar o conceito de função quadrática e utilizar equações do estudo do movimento uniformemente variado para o estudo da trajetória. No processo de ensino e de aprendizagem, o estabelecimento de tais relações possibilita aos estudantes a produção de sentidos e a negociação de significados. Na abordagem histórico-cultural o desenvolvimento de funções mentais superiores acontece por meio da aprendizagem dos conceitos científicos, a qual se estabelece em dois planos: interpessoal e intrapessoal. Espera-se, assim, contribuir com discussões acerca do processo de ensinar e de aprender matemática, compreendendo que a atividade nuclear da docência e a possibilidade de haver aprendizagem estão imbricados à intencionalidade pedagógica do professor e à forma como este organiza o ensino.

 


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