Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ENSINANDO FÓRMULAS GEOMÉTRICA POR MEIO DE TRIÂNGULOS
Deiziane Coutinho de Miranda

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Pesquisas na área de geometria veem ganhando notório espaço nos meios acadêmicos, e não se difere quando o assunto é triângulos. Entretanto, a inclusão de seu ensino nas escolas de ensino médio ainda ocorre de maneira lenta, principalmente ao que tange seus tipos de congruência e semelhança. Desta forma, este trabalho propõem um estudo acerca dos tipos de congruências possíveis, levando em consideração aspectos como seus lados e ângulos, além disso, buscamos demonstrar outras fórmulas da geometria plana, embasados na teoria de congruência de triângulos. Autores como Muniz Neto (2013) defende a importância do ensino de triângulos para a geometria plana, tendo em vista que, a demonstração de conteúdos e fórmulas envolvendo outras figuras geométricas, pode ser demonstrado embasados nas ideias de congruências, semelhanças e área de triângulos, sobre isto podemos citar a diagonal de um paralelepípedo, altura do retângulo e da pirâmide, dentre outros. Esperamos assim, que ao término da apresentação desse pôster, os participantes consigam identificar outras fórmulas geométricas por meio do ensino de triângulos, bem como, conseguir identificar e calcular características e fórmulas envolvendo triângulos.

 

Palavras – chave: Geometria. Triângulos. Fórmulas Geométrica.

 

 

Muniz Neto, A. C. Geometria. SBM, 2013 (Coleção PROFMAT).  Disponível em :<http://www.profmat-sbm.org.br/ma13>. Acesso: 04, jan. 2017.


Texto completo: PDF