Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO EM DUAS TURMA DA 8ª CLASSE NA CIDADE DE QUELIMANE
Geraldo Vernijo Deixa

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objectivo compreender a dinâmica nas aulas de Matemática quando se aplica o modelo pedagógico de cinco práticas. Este modelo é caracterizado pelas seguintes fases: antecipar, monitorizar, seleccionar, sequenciar e estabelecer conexões entre as respostas dos alunos. A pesquisa envolveu duas turmas da 8ª classe da Escola Secundária Geral de Quelimane – Zambézia e decorreu no segundo semestre de 2015. Foram leccionadas oito aulas em cada turma. As aulas foram gravadas em áudio para posterior transcrição e análise. Estes dados foram complementados com as observações de sessões de trabalhos dos alunos e as notas do campo. Os resultados da pesquisa evidenciam maior participação dos alunos caracterizada pelas discussões de tarefas em grupos, negociações e compartilhamento dos resultados pela turma. Deste modo, verificamos que o professor privilegiou mais as ideias dos alunos e as acções que apoiam e ampliam a condução das discussões colectivas.

 

Palavras-chave: Planificação de aulas. Dinâmica. Aprendizagem da Matemática.


Texto completo: PDF