Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO AVALIADO E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA, NORMA SUELY GOMES ALLEVATO

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A presente comunicação tem por objetivo apresentar dados coletados nos Relatórios Pedagógicos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp 2014 e 2015, São Paulo/Brasil, em que buscamos evidenciar alguns indicativos que emergem dos itens do 9° ano do Ensino Fundamental. O foco foi colocado nas questões ligadas aos conceitos relacionados aos Números Racionais, que foram avaliados nessas duas edições da avaliação, buscando estabelecer paralelos entre os níveis curriculares prescrito e avaliado. O Saresp é uma avaliação em larga escala, um sistema de avaliação externa que tem por objetivo coletar e sistematizar dados a fim de produzir informações sobre o desempenho dos alunos ao término das séries avaliadas. A metodologia em que se baseou a pesquisa foi qualitativa. O ensino dos racionais ainda apresenta lacunas, o que motivou a analisar os itens que avaliam as habilidades relacionadas a esse conceito.