Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO: O MERCADO DE PÁSCOA
Leonardo Rocha de Almeida

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta as atividades desenvolvidas em uma turma de segundo ano dos anos iniciais em uma rede municipal de ensino em uma comunidade de vulnerabilidade social. O objetivo da atividade foi realizar a transposição entre a educação financeira e a temática da Páscoa, a partir do jogo do Mercado. Foi realizado em uma turma com 28 alunos matriculados, sendo 24 frequentes, com idade entre 7 e 9 anos, em processo de alfabetização. Durante a atividade foi possível perceber que os alunos têm dificuldade em manusear as quantidades monetárias e as relações entre valores. Além de perceber que as crianças tinham pouca experiência na relação com dinheiro e a mecânica de compra e venda em mercados. Dessa forma, temos como perspectiva que a adição de atividades práticas com dinheiro desde a infância pode auxiliar a suprir a falta de interação social para dar conta do desenvolvimento da relação entre nota e valor monetário.

Texto completo: PDF