Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A VISÃO DE DOCENTES DE BELÉM DO PARÁ SOBRE AS DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Sandy da Conceição Dias, Pedro Franco de Sá

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou realizar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem de matemática para deficientes visuais a partir da opinião de professores com experiência no ensino da disciplina para estes alunos. A produção das informações foi realizada por meio da aplicação de um questionário a 12 docentes, a maioria da rede estadual do ensino de Belém do Pará. A análise dos resultados indicou que a maior parte dos professores que ensinam ou já ensinaram matemática para deficientes visuais não são formados na área; o Braille ainda é muito utilizado como forma de registro das atividades; os recursos mais utilizados são os materiais concretos e os dez assuntos mais difíceis para os alunos cegos aprenderem no 6º ano são: Subtração de frações com denominadores diferentes; Potenciação e Radiciação; Resolver problemas em que se conhece uma parte e se deseja conhecer a outra parte; Polígonos; Medida de área; Medida de Volume; Medida de Capacidade; Tipos de gráficos; Construção de tabelas e gráficos; Média Aritmética.


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