Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Investigando conhecimentos prévios.
Jussara Gomes Araújo Cunha, Marcos Túlio de Freitas Pinheiro

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta a importância da Metodologia de Emergência de Conceitos, Pinheiro (2012), na construção de uma sequência didática baseada na teoria da Aprendizagem Significativa, Ausubel (2000). No contexto de sala de aula, a construção do conhecimento requer planejamento e ocorre em uma relação entre sujeitos. A este conjunto de procedimentos que envolvem atividades conectadas para serem explorados conteúdos disciplinares, denomina-se Sequência Didática. Segundo a teoria da Aprendizagem Significativa, o processo de construção do conhecimento deve ser iniciado através de ideias bem elaboradas na estrutura cognitiva do sujeito; assim, a Metodologia de Emergência de Conceitos, ao ser aplicada, identifica conceitos emergentes, sugerindo como as ideias estão estruturadas. O conteúdo estudado durante esta pesquisa foi função do 1º grau, devido a importância que tem para a prática da vida diária, sua aplicação em diversas áreas do conhecimento e dificuldades encontradas, pelos estudantes, durante seu estudo. Foi realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Salvador-Ba. Os recursos utilizados foram: os softwares GeoGebra, TROPES, GEPHI, um bloco de atividades, livros, computador e um projetor. A metodologia, aplicada, foi pensada para atender a uma proposta baseada na resolução de problemas. A experiência foi enriquecedora, ao analisarmos como as ideias estão estruturadas antes e após o estudo. Espera-se que este trabalho seja a base para outros, com o propósito de dar significado as fórmulas, regras e procedimentos realizados durante o estudo de funções.

Palavras Chaves: Metodologia de Emergência de Conceitos. Aprendizagem Significativa. Função do 1º Grau.


Texto completo: PDF