Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PROJETO DE INICIAÇÃO AO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM MÚSICA E TEATRO
Ranúzy Borges Neves

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Se para muitos adultos o momento em que enfrentam mudanças é altamente amedrontador, imagine para adolescentes de 14, 15 anos? O início do Ensino Médio certamente é um período onde as mais variadas transformações se encontram. Além da questão biológica, com alterações hormonais visíveis e latentes, ainda há a quantidade de disciplinas que, dependendo da instituição e da modalidade de ensino, pode mais que dobrar, e também uma grande possibilidade de troca de escola, amigos, horários, etc. Enfim, diversas e significativas adaptações na rotina mais tranquila de um aluno de 9º ano. Levando em consideração todas essas situações, professores de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Pedagogia do Instituto Federal Catarinense, campus São Bento do Sul, trabalharam o Projeto de Iniciação ao Ensino Médio com os alunos do 1º ano dos cursos Técnicos em Automação Industrial, Informática e Segurança do Trabalho, durante os dois primeiros meses do ano letivo de 2017. Em três aulas semanais de 45 minutos, alguns conteúdos básicos e imprescindíveis do Ensino Fundamental foram relembrados e estimulados de acordo com o método escolhido pelo docente. A turma de Informática reviu uma ementa importante de Matemática através de música, teatro e muitos exercícios. Paródias sobre Frações, Regra de Sinais, Equações e Propriedades da Potenciação, que auxiliam na fixação dos temas, foram ensinadas com violão e a professora, vestida de árabe, contou um pouco sobre a História da origem da Álgebra e dos Números Indo-arábicos, interpretando o matemático Al-khwarizmi. Através de uma pesquisa qualitativa realizada no último encontro, os alunos relataram a importância do projeto, destacando os benefícios trazidos pelas ferramentas artísticas utilizadas, que dinamizaram e suavizaram o ensino, contribuindo para que o estigma “aprendizagem de Matemática é chata e difícil” fosse diminuído.


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