Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS.
Jorge Brandão, Denize Silveira, Elisângela Magalhães

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Diante da inclusão de pessoas com deficiência visual no sistema regular de ensino, muitos docentes (principalmente de matemática) sentem dificuldades em adaptar sua forma de ensinar. Um dos motivos é adequar tanto a linguagem quanto a descrição de várias figuras ou representações matemáticas (como desenhos de polígonos sem detalhar cada ente envolvido ou como apresentar fórmulas como b² - 4ac). Exemplificando, caríssimo leitor, como se lê (a + b)²? E a + b²? Se sua leitura foi a mesma, então as expressões deveriam ser as mesmas... Entender como surgem as expressões faz parte deste minicurso. Outro exemplo, nobre leitor, é: antes de P e B escrevemos... se sua resposta for M, então na frase “Rebeca não aprova este pensamento” deveria ficar “ReMbeca não aMprova este pensamento”... Que regras foram utilizadas? Assim sendo, este trabalho objetiva apresentar técnicas para aprendizagem de conteúdos da matemática do Ensino Fundamental II que sejam úteis tanto para sujeitos com deficiência visual quanto sem deficiência visual, por sua vez, apresentando algum quadro de discalculia ou dificuldades de aprendizagem neste campo do saber.

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