Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA PARA JOVENS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Jorge Brandão, Denize Silveira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este estudo é fruto de um trabalho conjunto de dois pesquisadores: um com formação em Matemática, e a outra com especialização em psicopedagogia e graduação em Letras. Como recorte, apresentam-se análises das soluções de questões de matemática, com gravuras, de exames de seleção do Colégio Militar de Fortaleza (CMF). O motivo do exame do CMF está no grau de dificuldade das questões, usadas como parâmetro pelos pesquisadores com fins distintos do estudo aqui abordado. O docente de matemática atua no tocante à análise da solução de problemas propostos. A pesquisadora analisa a leitura e a interpretação, com e sem adaptação das figuras/imagens das questões para o Braille. Tem, por conseguinte, como objetivo geral analisar as dificuldades encontradas por discentes com deficiência visual, na disciplina de Matemática, no sexto ano do ensino fundamental, incluídos em escolas regulares, em relação à leitura e interpretação de situações problemas, trata, portanto, do ângulo de visão (da observação) da pesquisadora com formação em Letras. Utiliza, como metodologia, o método Van Hielle (1985) adaptado por Brandão (2010) e aperfeiçoado por Lira e Brandão (2013). Um estudo de caso realizado com duas crianças, ambas com onze anos de idade, mostra que uma das dificuldades em resolver problemas matemáticos está na forma como o enunciado das questões é elaborado, ficando muito atrelado às figuras ou desenhos.

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